Vitória frente ao Portimonense SC em jogo de homenagem a Dito

O jogo de estreia do Gil Vicente FC na época 20/21 ficou marcado pela intensa homenagem a Dito, Diretor-Geral e ex-atleta do emblema barcelense. A equipa Gilista entrou em campo vestida de preto, num equipamento único e exclusivo para o jogo com o Portimonense SC, e com todos os jogadores a envergarem o nome “Dito” nas costas.

Sem individualidades e com a saudade de Dito bem presente, tudo era uma novidade na equipa Gilista. Desde a equipa técnica aos cinco reforços que assumiram a titularidade. Após algumas semanas difíceis na preparação da equipa, o Gil Vicente FC apresentou-se no duelo com o Portimonense com o seguinte onze titular: Denis, Joel Pereira, Rúben Fernandes, Nogueira, João Afonso, Talocha, Claude Gonçalves, Lucas Mineiro, Antoine, Miullen e Samuel Lino.

A primeira grande oportunidade do jogo pertenceu aos barcelenses (ao minuto sete), com Samuel Lino a conduzir pela direita e a cruzar para a pequena área, Antoine Léautey rematou para defesa do guardião do Portimonense SC. Pouco depois, Samuel Lino esteve novamente em destaque ao arriscar o remate, o esférico passou a poucos centímetros do poste esquerdo da equipa de Portimão.

Aos 35´, o árbitro da partida assinalou grande penalidade a favor dos visitantes, mas o guarda-redes Denis impediu que o Portimonense SC se adiantasse no marcador ao defender o remate de Lucas Possignolo.

No segundo tempo, Samuel Lino acabaria mesmo por chegar ao golo. Após boa condução de Antoine Léautey, o francês deu para Samuel Lino que num remate rasteiro bateu o guardião adversário.

Aberto o marcador aos 49′, o Gil Vicente FC colocava-se em vantagem e o Portimonense tentou sempre correr atrás do prejuízo. Um ou outro livres a favor dos de Portimão à entrada da área podiam ter representado lances de perigo, mas a defesa Gilista controlou sempre qualquer situação.

Após quatro minutos de compensação, o árbitro apitou para o final da partida e o Gil Vicente FC confirmou a conquista dos primeiros três pontos no primeiro jogo da Liga NOS 20/21.