Jogo de loucos termina com manutenção assegurada para o Gil Vicente FC

Um verdadeiro jogo de loucos entre o Gil Vicente FC e o SF Damaiense permitiu às Gilistas conseguir a manutenção na Liga BPI. As barcelenses receberam a equipa da capital para disputar o jogo da 2ª mão do play-off de despromoção e o duelo terminou com um empate a três bolas. No jogo da primeira mão as Gilistas tinham vencido por duas bolas a uma, tendo a vantagem de ter marcado dois golos fora, e chegavam em vantagem ao duelo decisivo, mas o emblema da Damaia mostrou que essa mesma vantagem não significaria nada.

Num jogo absolutamente frenético, só nos descontos ficou decidida a equipa que permaneceria na I divisão de futebol feminino. O Damaiense entrou na partida decidido a criar problemas às Gilistas e aos 38′ Lorena Santana abriu o ativo a favor das visitantes. As Gilistas mantinham a vantagem na eliminatória por terem marcado dois golos fora de casa, mas no segundo tempo o Damaiense daria a volta à disputa pela manutenção ao marcar o 2-0 (de novo Lorena Santana, aos 65′, a fazer golo).

E se o jogo já estava imprevisível, aos 81′ Lea Pires fez o 2-1 e colocou a eliminatória completamente empatada. No entanto, apenas um minuto depois, Catarina Machado fez o 2-2 e o Gil Vicente FC passou de novo para a frente da luta pela manutenção.

Como se ainda não bastassem as emoções, aos 86′ a árbitra da partida assinalou grande penalidade a favor do Damaiense. Na cobrança do pénalti, Ana Assucena não desperdiçou a oportunidade de voltar a colocar a sua equipa perto de conseguir a permanência na Liga BPI.

Com o Damaiense confiante para conseguir ficar na Liga BPI, o balde de água fria para as lisboetas viria a acontecer já nos descontos, quando Catarina Machado bateu com classe um livre em cima da linha da grande área e fez o 3-3. As Gilistas confirmaram assim a permanência na I Liga de futebol feminino, valendo às barcelenses os dois golos marcador na condição de visitante.

Os festejos foram longos e intensos, já que após um jogo de loucos as barcelenses conseguiram a tão desejada manutenção na I Liga.

Veja através da Gil Vicente TV todas as emoções do jogo: