Jogo intenso confirma passagem aos quartos-de-final

O Gil Vicente FC está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Os Gilistas receberam o Académico de Viseu e venceram por três bolas a duas, uma vitória confirmada já depois do tempo regulamentar da partida. O duelo dos oitavos-de-final teve de ser resolvido no prolongamento, após se verificar o empate a duas bolas aos 90′.

Num jogo intenso e com muitos golos, os barcelenses acabaram por levar a melhor sobre o Ac. Viseu, confirmando presença nos quartos-de-final da prova rainha, e garantindo desde já uma das melhores prestações da história do clube na competição. O Gil Vicente FC já conhece o adversário da próxima eliminatória, que será o FC Porto.

Numa noite fria de janeiro no Estádio Cidade de Barcelos, a falta de público não passou despercebida, com as bancadas do Cidade de Barcelos bem despedidas. No entanto, dentro das quatro linhas o espetáculo encheu as medidas a quem assistiu pela televisão. O Académico de Viseu surpreendeu o Gil Vicente FC com um golo apontado bem cedo, aos 14′, por Tiago Mesquita. A equipa Gilista foi à procura da igualdade e também de confirmar o favoritismo para sair vencedor da partida, e o avançado iraquiano Alaa Abbas conseguiu marcar o golo do empate aos 28′, com uma boa receção seguida de um pontapé certeiro para o fundo da baliza do guardião Janota, após um cruzamento do lateral Joel Pereira do lado direito do ataque barcelense.

Com o duelo empatado, o Gil Vicente FC tentava assumir o controlo do jogo, mas a assertividade defensiva do Académico de Viseu foi permitindo a igualdade no marcador. O apito para o intervalo soou e o jogo mantinha-se empatado a uma bola. O segundo tempo manteve-se na mesma toada equilibrada do primeiro e o andamento do relógio colocava ainda mais perto a necessidade do prolongamento para se decidir um vencedor. No entanto, muitas emoções ainda estariam por vir. À passagem do minuto 76′, Valdemar Almeida, na área, chutou para colocar os de Viseu novamente em vantagem na partida. Pouco tempo durou a vantagem dos viseenses, já que, apensas três minutos depois, Talocha cabeceou para bater Janota.

O prolongamento acabou por se confirmar e as duas equipas prepararam-se para jogar mais 30 minutos. No entanto, antes disso, o Gil Vicente FC podia ter resolvido a partida com as oportunidades de golo criadas, mas foi mesmo Samuel Lino a resolver a eliminatória, já no prolongamento (96′), ao cabecear para o fundo das redes do Viseu, num lance em que o guardião Janota já estava batido.

O Gil Vicente FC apura-se assim para os quartos-de-final da prova rainha, defrontando o FC Porto nessa mesma eliminatória, num duelo agendado para o dia 28 de janeiro, no Estádio Cidade de Barcelos.

Veja aqui todos os golos da partida: