No primeiro encontro em casa no ano de 2023, a equipa feminina do Gil Vicente FC recebeu a turma do Sporting CP B. Naquela que foi o segundo teste na Fase de Apuramento de Campeão, a equipa da casa saiu derrotada por 0-2.
As barcelenses entraram melhor e dispuseram da primeira oportunidade do encontro. Karol Mineira fez um bom trabalho individual e rematou rasteiro para defesa apertada da guardiã visitante. No que restou do primeiro tempo, o Sporting B dominou o tempo de posse de bola, mas sem causar verdadeiro perigo. Por outro lado, o Gil Vicente FC fixou perto de abrir o ativo aos 40 minutos, não fosse a finalização de Paty ter sido transviada.
A abrir a etapa complementar, a equipa de Natália Correia dispôs de um par de boas oportunidades, ambas pelos pés de Karol Mineira. As gilistas estavam por cima e conseguiram mesmo materializar o domínio. No entanto, o golo de Paty foi invalidado por posição irregular de Rafinha no momento do cruzamento.
Não marcaram as da casa, aproveitaram as visitantes. Após um centro do lado direito, Inês Silva apareceu ao segundo poste a encostar para o fundo da baliza. Na resposta, Necas esteve muito perto de devolver a igualdade ao marcador, mas o livre da jovem média embateu com estrondo na trave.
Tal como já havia acontecido, as sportinguistas aproveitaram o desacerto das jogadoras de Natália Correia para ampliar a vantagem. Cristiana Martins surgiu no cara-a-cara com Ana Vieira e levou a melhor perante a guardiã barcelense, fixando o 0-2 que vigorou até final do encontro.