No último jogo da fase de grupos da Taça da Liga, o Gil Vicente FC deslocou-se ao terreno do Portimonense FC a precisar de uma vitória para seguir em frente. Os homens de Daniel Sousa cumpriram a missão com distinção e venceram por 0-3.
Logo a abrir, a equipa da casa criou calafrio, quando Kim rematou ao poste. A partir de então os gilistas assumiram as rédeas do encontro e passaram a ser a equipa mais perigosa no campo.
No entanto, nem tudo foram boas notícias para Daniel Sousa. Ao minuto 25, Pedro Tiba sofreu um toque e teve mesmo de ser substituído. Um quarto de hora depois, Fran Navarro atirou da marca dos 11 metros para defesa de Kosuke. Na recarga, Vítor Carvalho ainda introduziu a bola na baliza, mas o golo foi anulado por alegada falta do avançado espanhol.
Ainda assim, os gilistas ainda foram a tempo de colocar justiça no resultado antes do intervalo. Após um pontapé de canto cobrado por Murilo, Lucas Cunha apareceu ao segundo poste a cabecear para o fundo da baliza. O defesa central brasileiro faturou pelo segundo encontro consecutivo.
No segundo tempo, a equipa de Daniel Sousa elevou a nota artística, cortesia de Kanya Fujimoto. Após um bom lance coletivo, o médio japonês surgiu na casa do guardião da casa e, com subtileza, picou para o segundo golo da noite.
Os barcelenses nunca deixaram de ir em procura de mais golos e foram recompensados a três minutos do final. Bilel executou um belíssimo passe a rasgar e o inevitável Fran Navarro contornou Kosuke e tocou para o 0-3 final.
O Gil Vicente FC fica agora à espera de adversário para os quartos-de-final, adversário esse que ficará conhecido apenas sexta-feira, quando ficar delineado o vencedor do grupo A.